Bancos Europeus realizaram a primeira transação ao vivo de títulos na blockchain da R3

O gigante suíço do mundo bancário, Credit Suisse, e o grupo financeiro holandês ING realizaram a primeira transação, em tempo real, ao vivo, de títulos públicos no valor total de 25 milhões de Euros (aproximadamente 100 milhões de reais na cotação atual) através da plataforma Corda do consórcio de Blockchain R3, de acordo com a matéria do Credit Suisse do dia 1o de março.

O banco suíço e o holandês transferiram a propriedade de títulos públicos de ambos os países usando a plataforma de garantias digitais HQLAX, que roda na blockchain da Corda.

A transação foi executada através da transferência da propriedade legal de contas vinculadas a HQLAX, contendo uma “cesta de títulos”, ao invés do uso tradicional de transferência individual destes títulos.

A matéria afirma que a transferência de títulos através dessa plataforma pode “ajudar a aumentar a transparência regulatória, mitigar o risco sistemático, reduzir o risco operacional, e ajudar instituições financeiras a administrar o capital de forma mais eficiente.”

A matéria institucional menciona que a firma de direito Clifford Chance também esteve envolvida na transação, desenvolvendo uma plataforma de software legal.

Ivar Wiersma, chefe de Inovação Bancária Atacadista do ING, comentou sobre a operação em seu comunicado à imprensa:

“O que é realmente diferente é que [usar a tecnologia de registro distribuído] possibilita ao regulador a oportunidade de ter acesso direto ao registro e verificar todo o histórico digital da transação, de onde ela se originou até seus proprietários e atributos. No ambiente otc (over-the-counter), que normalmente não é tão transparente, isso pode fazer o sistema financeiro mundial mais resiliente.”

Charley Cooper, diretor do R3, contou a Reuters que o sucesso da transação foi “muito mais que uma prova de conceito em um laboratório fechado.” 

“ Essas são instituições regulamentadas em um mercado real e essa é a única demonstração que soluções em Blockchain estão sendo implementadas em configurações comerciais.”

De acordo com o Reuters, uma representante da iniciativa blockchain da ING, disse que a aplicação estará disponível até o final do ano.

Em dezembro do ano passado, a Amazon Web Services(AWS) anunciou parceria com a R3, através da utilização da plataforma Corda. Em novembro do mesmo ano, a ING divulgou uma prova leiga de que a precisão de uma transação pode ser confirmada sem perder seu anonimato.

 

 

fonte: https://cointelegraph.com/news/european-banks-complete-first-live-securities-transfer-on-r3s-blockchain-platform

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta