Comentário Semanal de Trading (18/12)

Depois de um longo período de congestão com relativa estabilidade tanto em USD quando em BRL, os últimos dias foram de bastante volatilidade no mercado de BTC.

Logo no ínicio de Dezembro tivemos mais um grande bloco de 50K BTC vindo ao mercado através de mais um leilão do US Marshals. Dessa vez quase a totalidade dos BTC’s ofertados foi arrematado por um consórico liderado pela SecondMarket para o Bitcoin Investment Trust.

Isso já colocou um certo overhang no mercado, principalmente devido ao fato da UCMS ainda ter mais 94K BTC’s para vender (não se sabe quando).

Logo após o leilão o BTCUSD começou a ceder perdendo o range de 360-370 que vinha operando e dai veio ladeira abaixo. Além disso, os mercados estão tensos em quase todas as classes de ativos. Em oil temos um bear market notável. Em moedas a situação na Rússia é dramática. No Brasil, temos também bastante pressão no USDBRL (até certo ponto benéfico ao BTCBRL) e no mercado de ações, sofrendo com a Petrobrás.

Voltando ao mercado de BTC, tivemos alguns notícias positivas que não foram suficientes para alegrar o mercado. Dois nomes de peso confirmaram a adoção do bitcoin para pagamentos. A Microsoft e a editora Times.

Por outro lado existe um certo consenso de que dezembro não é um mês bom para o BTC. Uma possível explicação é o gasto ou cashing out de moedas paradas, seja de minerações ou usuários casuais.

Tecnicamente, estamos perdendo outro suporte importante no gráfico abaixo ($335) mas o volume no break não foi tão forte, o que poderia levar a um rebound de curtíssimo prazo. Os traders estão olhando agora para o nível psicológico de $300.

Bons negócios!IMG_1611.JPG

Deixe uma resposta