Como o lançamento do Bitcoin Cash pode impactar o preço do Bitcoin?

Os traders de bitcoin logo poderão apostar na sua versão preferida do blockchain.

 

Como se um ano de debate técnico sobre o caminho da rede do bitcoin não fosse dramático o bastante, nessa terça podemos ter mais uma reviravolta no debate sobre a escalabilidade do bitcoin. Amanhã (01/08) é o dia em que um grupo de mineradores e desenvolvedores irão dizer se estão dispostos a ir até onde for necessário para criar uma rede alternativa que prove que blocos maiores são a melhor solução para aumentar a capacidade da rede do blockchain do bitcoin.

 

Chamado de Bitcoin Cash (BCC), esse sistema irá aplicar um hard fork efetivo na atual rede de transações existente do bitcoin, e nesse processo, todos os usuários de bitcoin irão receber essa nova criptomoeda em um novo blockchain com algumas regras diferentes.

 

Por exemplo, um usuário que possui 2 BTC recebera automaticamente 2 BCC para utilizar nesse novo blokchain, esse movimento pode gerar milhões de dólares em valor para os traders.

 

Esse evento é muito semelhante ao que aconteceu no mesmo período do ano passado com o ethereum, onde membros da comunidade criaram uma nova criptomoeda para protestar contra uma decisão dos desenvolvedores.

 

De acordo com o co-fundador da Rippex, um gateway da Ripple, Rafael Olaio, devido a criação de uma nova rede, ele e muitos outros esperam que os traders segurem suas moedas atuais ate receberem suas novas moedas.

 

Ele disse em uma entrevista a CoinDesk:

 

“As pessoas querem duplicar suas moedas. Ninguém está vendendo bitcoin.”

 

Sobretudo, analistas oferecem uma grande variedade de opiniões sobre o que pode acontecer nos próximos dias e meses, e sobre o que acreditam que essa nova moeda pode causar de impacto a curto e longo prazo.

 

Arthur Hayes, fundador da plataforma de trading de cripto derivativos BitMEX, disse que teoricamente o lançamento do Bitcoin Cash causaria uma queda nos preços do bitcoin. Ainda assim, ele questiona se isso realmente vira a acontecer, dado que, historicamente, os traders não tem apoiado ativos que tentaram se separar do bitcoin.

 

“Já tivemos diversas distribuições com base no bitcoin que não causaram uma queda nos preços como o bitcoin clams, byteboll, entre outras. Eu imagino que a distribuição do Bitcoin Cash terá um impacto bem pequeno no preço do bitcoin.” Disse ele.

 

Hayes continuou:

 

“Eu não acredito que os investidores apostem na longevidade dessa criptomoeda após imediatamente despejarem suas ‘moedas grátis’ para comprar bitcoin.”

 

Confusão dos consumidores

 

Talvez, a maior preocupação dos traders, não é sobre como os dois ativos irão competir entre si, mas o que ira acontecer se o mercado não oferecer igualdade para tal.

 

Charles Hayter, co-fundador da exchange de cryptomoedas CryptoCompare, por exemplo, disse que ele acredita que os consumidores podem estar enganados sobre a opção de escolher entre duas moedas rivais – e ele não é o único.

 

“No longo prazo, essas duas variantes irão causar muita confusão por terem um nome similar e não há duvidas que isso trará diversos problemas.” Disse ele.

 

Marc Van der Chijs, um empreendedor holandês, disse que pessoas más intencionadas buscam maliciosamente criar confusão sobre os dois ativos como um jeito de lucrar.

 

“Eu posso imaginar scammers vendendo para as pessoas “bitcoin com desconto” e dando a elas BCC ao invés de BTC.” Disse ele a CoinDesk. “Essas histórias farão com que potenciais investidores de varejo fiquem ainda mais receosos antes de adquirir sua primeira criptomoeda.”

 

Por causa de problemas como esse e outros que não podem ser vistos, Van der Chijs disse que ele espera que a combinação dos preços do bitcoin e do Bitcoin Cash caia a baixo dos $2700, que é o atual preço médio do bitcoin como pode ser visto no “CoinDesk Bitcoin Price Index (BPI)”.

 

“Por causa dessa incerteza, as pessoas devem trocar seus bitcoins e BCC por ETH e outras moedas. Sendo assim, não acredito que isso seja bom para o preço do bitcoin.” Ele disse.

 

Não é ETC (ethereum classic)

 

Ainda assim, outros observadores do mercado procuram enfatizar que um fork no bitcoin não deve gerar tanta competitividade para a moeda original por sua rede atual ser muito entrincheirada.

 

Diferente do ethereum classic, que se separou da rede do ethereum e esta a menos de um ano em operação, o argumento para o BTC é que seu preço se manterá mais robusto simplesmente porque ele já beneficia uma grande rede de stakeholders e uma infraestrutura mais desenvolvida.

 

“Bitcoin é mais uma moeda, diferente do ethereum. Uma grande infraestrutura como serviços de pagamentos já estão construídos e implementados em muitos lugares.” Disse Takao Asayama, CEO da exchange de cryptomoedas Zaif.

 

Kevin Zhou, operador do fundo de cryptomoedas Galois Capital, respondeu de forma similar, argumentando sobre sua crença de que o fork ficara desequilibrado de acordo com a alocação da rede sobre as duas moedas rivais.

 

Os comentários de Zhou sugerem que ele enxerga isso como algo positivo, potencialmente possibilitando que os usuários do bitcoin alinhem seu capital de acordo com suas preferências técnicas.

 

O que esperar

 

Enquanto os mineradores e desenvolvedores parecem desejar continuar com a divisão, é possível que o código necessário para criar a divisão não seja introduzido. Outros se preocupam sobre caso o código seja implementado, pode-se iniciar um período de alta volatilidade que por um lado beneficia traders experientes, mas por outro lado faz com que investidores casuais se mantenham afastados do mercado.

 

O investidor Vinny Lingham, conhecido há muito tempo por suas previsões sobre o preço do bitcoin, indicou que ele ira manter a maioria do seu capital fora do mercado que esta por vir, pelo que ele espera ser “um período de turbulência”.

 

“Alto risco é igual a grande recompensa, mas também é uma grande chance para enormes perdas. Eu não gosto do que estou vendo, portanto ficarei de fora por um tempo.” Disse ele.

 

O conselho de Zhou, assim como outros, enfatizou que os traders que querem tomar frente em qualquer trading devem retirar seus bitcoins das exchanges pela possibilidade de não estarem oferecendo suporte a nova criptomoeda.

 

Enquanto ele recomenda isso como a maneira mais rápida de “derrubar o BCC”, o conselho é útil também para os traders que querem especular sobre os dois lados.

 

Zhou conclui:

 

“Eu recomendo que tirem seus bitcoins das exchanges.”

 

Fonte: Coindesk.com

Enviar Comentário