O Ether passará o Bitcoin?

O setor de criptografia pode em breve ver um número 1 histórico que pode elevar as expectativas de longo prazo do mercado de criptomoedas.

Nomeada de “The Flippening” ( ‘o ponto de giro’) por observadores do mercado, esta nova hipótese é definida vagamente como o ponto no qual uma rede blockchain concorrente superaria a do bitcoin como a maior e melhor blockchain capitalizada. Inflado pelo aumento de entradas em ativos criptográficos , este conceito já possui uma hashtag e um site próprio.

Dado que o Bitcoin foi o pioneiro no sistema blockchain e o principal estandarte da tecnologia, o desenvolvimento poderia anunciar um momento de nova diversidade e experimentação para o setor emergente que, até pouco tempo, era predominantemente definido no contexto do Bitcoin.

No início deste ano, o bitcoin era responsável por mais de 80% do total de market share das criptomoedas, embora esse valor já tenha superado 90%. Hoje, seu market cap está na ordem de 40% do total, com o Ether(ETH) dono de 30% .

O motivo se deve ao surgimento de moedas digitais alternativas que aumentaram significantemente a capitalização do mercado, levando o market cap a bater o recorde de $117 Bilhões. Um aumento anual de mais de 500%, de acordo com o CoinMarketCap.

 

Screenshot_5

 

Então, o Flippening ocorrerá? E caso ocorra, o que isso significará?

Analistas acreditam que o token da plataforma Ethereum, o Ether, é o mais provável de concretizar a mudança, uma vez que valorizou 3000% esse ano e não aparenta sinais de desaceleração. De fato, o market cap do ether tem chegado perto do bitcoin, sendo o primeiro $34 Bi e o segundo $42 Bi no momento da reportagem.

 

Screenshot_6

 

 Problemas de Governança do Bitcoin

Alguns analistas relacionam o ganho de mercado da rede ethereum com os problemas de governança da Bitcoin. Esta está em um momento crucial no tocante à escalabilidade da moeda, que a limita enquanto meio de pagamento. Este debate tem a ver com o tamanho do bloco de transação e o número de transações por bloco. No entanto, há possíveis soluções como o Segregated Witness mas que para serem implementadas é necessário haver maioria de consenso entre os mineradores da rede.

Já o Ether se beneficia de ter surgido após o bitcoin e pode aprender com estes impasses, além disso, possui uma fundação por trás que demonstra governança.

 

ICOs , Bolhas e Potencial

Enquanto vários analistas são otimistas com o futuro do ether, alguns acreditam que a criptomoeda possa estar passando por uma bolha.

Um destes motivos são os ICOs (Initial Coin Offering) que estão surgindo e utilizam a plataforma ethereum. Esses ICOs são vendas de tokens de um projeto/empresa para possíveis compradores, que utilizam o ether ou o bitcoin como moeda de compra desses tokens. Mas como os contratos normalmente rodam na plataforma ethereum, as empresas se utilizam do ether para validar os contratos e não perder na conversão. Isto aumenta a pressão de compra por Ether, conseqüentemente aumentando o preço.

A causa da preocupação é se estes projetos não entregarem resultado, afetará substancialmente no preço do ether. Porém, ao mesmo tempo, caso obtenham sucesso irão ajudar a valorizar a criptomoeda.

 

O bitcoin pode ser o responsável por revolucionar a moeda, já o ethereum, revolucionar os contratos inteligentes no mundo dos negócios.

Deixe uma resposta