Uma breve história dos cartões de crédito

Amplamente adotado no mundo inteiro, o cartão de crédito é o principal meio de pagamento utilizado para compras na Internet. Vamos recapitular um pouco da história dessa “inovação” que foi introduzida no início do século XX.

O primeiro cartão de crédito que se tem notícia apareceu em 1920. Em 1950 foi fundada a primeira empresa de cartão de crédito nos moldes que conhecemos hoje, a Diners Club. A American Express apareceu 8 anos depois e a Mastercard surgiu no fim da década de 60.

A ideia de se colocar um número longo em um pedaço de plástico e atribuir a este um limite de crédito era extremamente inteligente para aquela época e durante décadas os cartões se proliferaram mundo afora. De acordo com o site Credicard.com, em 2013 haviam cerca de 1.6 bilhões de cartões em circulação no mundo somando Amex, Visa e Master.

Mas junto com a conveniência dos cartões vieram também os problemas. Além de fraudes e um custo alto de transação para o comerciante, que obviamente sempre acaba sendo repassado para o consumidor, o montante de dívidas dos detentores de cartões gera problemas econômicos e sociais. Por exemplo, nos EUA a média de dívida por cartão de crédito é de quase 5 mil dólares. Esse problema é ainda agravado pelas altas taxas de juros e multas cobrados em cima dessas dívidas.

Sem dúvida a praticidade e a tentação dos cartões são pontos fortíssimos e eles continuaram a se perpetuar e dominar como meio de pagamento virtual. No entanto, novas alternativas estão surgindo, como o Bitcoin, e cada vez mais iremos ver comerciantes e consumidores antenados migrando para este tipo de tecnologia.

 

credit-card-history

Deixe uma resposta