22 países assinam Declaração de colaboração Europeia de Blockchain

Em evento da Comissão Europeia do dia 10 de Abril de 2018, o Digital Day(Dia digital em português), foram tratados normas e diretrizes para tecnologias vigentes. O blockchain, tema cada vez mais em alta, foi pauta naturalmente.

Uma parceria composta de 22 países foi criada e , em nota oficial à imprensa, foi dito que seu objetivo é ser “um veículo para cooperação entre Membros de Estado para compartilhar experiências e conhecimentos em aspectos técnicos e regulatórios , e auxiliar no preparo do lançamento de uma aplicação europeia de blobkchain junto ao Mercado Digital para beneficiamento público e privado.”

Comissário de Economia Digital e Sociedade, Mariya Gabriel, falou sobre o potencial que a tecnologia tem de ser integrada na indústria atual:

“No futuro, todos os serviços públicos usarão a tecnologia Blockchain. Blockchain é uma ótima oportunidade para Europa e Membros de Estado repensarem seus sistemas informativos, para promover a confiança do usuário e a proteção de dados pessoais, ajudar a criar novas oportunidades de negócios e novas áreas de liderança, beneficiando cidadãos, serviços públicos e empresas. A parceria lançada hoje garante que Membros de Estado trabalhem juntos com a Comissão Europeia para tornar o enorme potencial da blockchain em serviços melhores para o povo.”

A nota também comentou o tópico regulamentação, afirmando que a parceria irá contribuir com a criação de um ambiente positive, de total acordo com as leis da União Europeia e com modelos de governança claros que ajudarão serviços que utilizam a blockchain na Europa.

Os Estados que assinaram a declaração são: Áustria, Bélgica, Bulgária, República Tcheca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Reino Unido. O comunicado de imprensa acrescenta que outros membros da UE e da área Econômica Europeia também são convidados a participar.

Por fim, o comunicado afirma que a Comissão já investiu mais de 80 milhões de Euros(R$320milhões) em projetos de Blockchain, com quase 300 milhões de euros(em torno de R$1,2 Bi) para serem alocados em desevolvimento blockchain até 2020.

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta