JP Morgan criptomoeda

Banco JPMorgan cria sua própria criptomoeda

Enquanto Jamie Dimon, CEO do JPMorgan é conhecido por criticar o Bitcoin, o banco de investimento está se preparando com a sua própria criptomoeda, para um futuro onde blockchain é fundamental na infraestrutura financeira.

De acordo com um relatório da CNBC, o token chamado de JPM Coin, foi desenvolvido por engenheiros do banco, e em alguns meses será introduzido em testes no mundo real.

Falando à CNBC, o líder de blockchain do JPMorgan, Umar Farooq, postulou três casos de uso principais para o token do banco, incluindo a substituição de transferências para pagamentos internacionais por grandes clientes corporativos e a diminuição dos tempos de liquidação.

O token também poderia ser usado para fornecer liquidação instantânea para emissões de títulos, assim como para substituir dólares americanos mantidos internacionalmente por subsidiárias de grandes corporações usando os serviços de tesouraria do JPMorgan.

Umar Farooq disse:

“O dinheiro circula por todo o mundo em uma grande empresa. Existe uma maneira de garantir que uma subsidiária possa representar caixa no balanço sem precisar conectá-lo à unidade? Dessa forma, eles podem consolidar seu dinheiro e, provavelmente, obter melhores taxas para isso.”

Ele acrescentou que eventualmente, a moeda do JPM poderia ser usada para pagamentos móveis. E concluiu dizendo que quase toda grande corporação é cliente do banco, e a maioria dos grandes bancos do mundo também são. Assim, mesmo usando apenas o token entre os clientes do JPMorgan eles não ficariam para trás.

De acordo com um FAQ divulgado pelo JPMorgan na quinta-feira, o JPM Coin inicialmente será executado em cima do Quorum, a versão privada do ethereum que o banco desenvolveu em conjunto com o EthLab. O FAQ diz:

“O JPM Coin será emitido no Quorum Blockchain e posteriormente estendido para outras plataformas. JPM Coin será operável em todas as redes padrão Blockchain.

O documento sugere que o JPMorgan está aberto a oferecer um serviço de pagamento em dinheiro a outras blockchains de empresas autorizadas. Ele contrasta JPM Coin não apenas com criptomoedas de acesso aberto, mas com outras moedas stablecoins, como a moeda USDC criada pela Circle.

E o FAQ acrescenta:

“Somente os clientes institucionais que passarem pelo J.P. Morgan KYC podem fazer transações com essas moedas.”

No entanto, o JPM Coin funcionará de forma semelhante a outros stablecoins, no sentido de que o dinheiro do mundo real será depositado no banco em troca do token, que pode ser transferido através de um distributed ledger. O destinatário então pode resgatar o token por dinheiro do JPMorgan.

Diagrama do JPM Coin do JPMorgan Chase

O banco também está conduzindo um teste de blockchain lançado em conjunto com a ANZ da Austrália e o Royal Bank of Canada. Os três bancos teriam montado o projeto em outubro de 2017, com o objetivo de reduzir o tempo e os custos necessários para pagamentos interbancários usando métodos tradicionais. Chamada de Rede de Informações Interbancárias (IIN), a plataforma é construída sobre o Quorum.

Enquanto trabalhava em seu token, o JPMorgan disse recentemente que as criptomoedas só teriam valor em uma economia distópica. E em 2017, o CEO Jamie Dimon também declarou que o bitcoin é uma fraude, acrescentando que não vai acabar bem.

O novo token também já foi alvo de críticas, o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, disse em seu Twitter, que o token do JPMorgan perde o sentido das criptomoedas.

“Como previsto, os bancos estão mudando sua sintonia com cripto. Mas esse projeto do JPM não tem sentido – introduzir uma rede fechada hoje é como lançar a AOL após o IPO da Netscape. 2 anos depois, e moedas bancárias ainda não são a resposta.”

Não perca mais nenhuma análise e notícia sobre o mundo cripto. Entre no nosso grupo do Telegram e fique por dentro dos principais acontecimentos do mercado.
Leia também
FlowBTC

Comprar e vender BitcoinEthereumRipple, Bitcoin Cash, EOS e Litecoin é na FlowBTC! Uma plataforma segura e rápida, com 3 anos de história, nunca saiu do ar e nem foi hackeada. Uma corretora que possui grandes investidores do mercado financeiro tradicional. Invista com especialistas, abra já sua conta.

Quer ficar por dentro de mais conteúdo? Siga o BrBitcoin nas redes sociais:

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta