mineração criptomoeda

Bitmain anuncia ASIC de mineração para Zcash e afins

Nesta quarta-feira, a gigante mineradora e produtora de hardware específico, a Bitmain, revelou que desenvolveu o primeiro hardware específico ASIC (Circuito integrado de aplicação específica) capaz de minerar as redes protegidas pelo algoritmo de mineração equihash.

É o caso da criptomoeda Zcash, de alto valor de mercado, e que utiliza o algoritmo de Prova de Trabalho (PoW) para que seja possível minerar sem plataformas menos complexas. Porém, seu algoritmo agora tende a ficar muito menos equitativo.

Por que? Críticos de ASICs argumentam que o desenvolvimento desses hardwares específicos de mineração centraliza o hashpower (poder de processamento da rede), particularmente porque a Bitmain atualmente não tem um concorrente considerável neste mercado nascente e comprando este hardware o consumidor estaria aumentando imensamente sua vantagem competitiva.

A ASIC da Bitmain para Zcash e afins, o Antminer Z9 Mini, tem uma taxa de hash de 10k Sol/s e está revisto para começar a ser destibuido em Junho.


O algoritmo equihash foi desenvolvido justamente para evitar a centralização pelas ASICs e facilitar a mineração via GPU (placas de vídeo), que são amplamente utilizadas entre PC gamers.

No entanto, é capaz dessa nova era para as criptomoedas que, até o momento, eram resistentes a ASICs já tenha começado. Uma vez que se fala que a Bitmain começa a utilizar suas novas ASICs antes de as comercializarem.

A Bitmain quebrou metodicamente algoritmos de mineração previamente resistentes ao ASIC nos últimos meses, entre eles os algoritmos Ethash, Cryptonight e Blake (2b).

A Monero, a moeda mais relevante de algoritmo Cryptonight, recentemente alterou seu algoritmo de mineração para que o Cryptonight ASIC da Bitmain não fosse compatível com sua rede, e a Ethereum – que é suportada pelo Ethash – debate adotar medidas similares.

Até o momento, pelo menos uma moeda da Equihash – Bitcoin Gold – afirmou que ativará um fork para manter a resistência às ASICs assim que a Bitmain começar a distribuir seus dispositivos Equihash ASIC.

Zooko Wilcox, fundador e CEO da Zcash Company, disse em um fórum que, sabendo que a resistência ao ASIC não pode ser mantida para sempre, ele tem se educado sobre o estado atual da questão e que  ficou impressionado com a importância da mineração GPU para pessoas em países como a Venezuela, onde as ASICs – que precisam ser importadas – provavelmente seriam roubadas durante o embarque ou presas na alfândega.

“Ah, a conclusão, a propósito, é que eu basicamente ainda estou no mesmo lugar agora que estava há quatro anos, quando decidimos pela primeira vez a distribuição generalizada de moedas às custas do alinhamento de incentivo do custo irrecuperável. Eu ainda acho que a distribuição generalizada de moedas é mais importante”, embora “não possa durar para sempre.”

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta