eau blockchain

EAU: Al Hilal Bank é o 1º banco a emitir títulos compatíveis com a Sharia no Blockchain

O Al Hilal Bank, instituição financeira estatal nos Emirados Árabes Unidos, entrou para a história se tornando o primeiro banco islâmico do mundo a executar uma transação Sukuk, título de dívida complacente com a Sharia, em um blockchain.

Em um acordo de mercado secundário, o Al Hilal Bank usou a tecnologia blockchain para revender e liquidar uma parte de um Sukuk de 0,5 bilhão de dólares. De acordo com Alex Coelho, o CEO do Al Hilal Bank, integrando DLT nos negócios de Sukuk as transações se tornarão mais seguras, garantindo o cumprimento da lei islâmica. Coelho disse:

“As vantagens de usar contratos inteligentes variam de transações seguras com grande conformidade da Sharia até o desbloqueio de novas oportunidades”

Além disso, os Sukuks inteligentes vão aumentar a eficiência nas transações e reduzir os custos indiretos incorridos durante a emissão e a liquidação.

Embora o Al Hilal seja supostamente o primeiro banco islâmico a executar uma transação compatível com a Sharia no blockchain, não é a primeira vez que um título de dívida regular é liquidado em uma blockchain. No final de agosto, o Banco Mundial liquidou um título de dívida de dois anos no valor de 73 milhões de dólares na rede Ethereum.

A instituição de Bretton Woods escolheu o maior banco da Austrália, o Commonwealth Bank of Australia, como o único arranjador do título de dívida que foi apelidado de BONDI – Blockchain Operated New Debt Instrument. O Banco Mundial emitiu o título com o objetivo de levantar fundos de investidores públicos e investir em atividades de desenvolvimento em países emergentes.

Há menos de dois meses, a Áustria arrecadou mais de um bilhão de euros em um leilão de títulos cuja escritura ocorreu no blockchain. Segundo o banco austríaco de investimentos especiais Oesterreichische Kontrollbank AG, o uso da tecnologia blockchain aumentou a segurança da transação e, consequentemente, gerou confiança no processo de leilão. Na época, Angelika Sommer-Hemetsberger, uma executiva do banco disse:

“A tecnologia Blockchain oferece um grande potencial para aumentar a eficiência e garantir a qualidade dos processos bancários. Portanto, temos lidado intensivamente com esse tópico há algum tempo e já testamos vários protótipos. Começar a operação real em nome da OeBFA é o próximo passo agradável e lógico.”

 

Veja também: FlowBTC organiza Meetup sobre Stablecoins no dia 04/12 em São Paulo.
FlowBTC

Comprar e vender BitcoinEthereumRipple, Bitcoin Cash e Litecoin é na FlowBTC! A plataforma mais segura e rápida do Brasil, com 3 anos de história, nunca saiu do ar e nem foi hackeada. É a única corretora brasileira que faz parte da Enterprise Ethereum Alliance e possui grandes investidores do mercado financeiro tradicional. Invista com especialistas, abra já sua conta.

Quer ficar por dentro de mais conteúdo? Siga o BrBitcoin nas redes sociais:

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta