bitcoin moeda

Gerente geral do BIS ataca Bitcoin novamente

O gerente geral do BIS, reduziu o valor atribuído aos ativos digitais como bitcoin, descrevendo-os como meros algoritmos de software sem utilidade.

O veredicto foi dado antes de uma audiência em Miami no dia 1 de novembro, pelo gerente geral do Bank for International Settlements (BIS), Agustin Carstens. O economista mexicano que foi o governador do Banco do México de 2010 a 2017, ressaltou as reformas nos sistemas de pagamento que estão sendo adotados pelos bancos centrais. De acordo com ele, essas reformas foram mais valiosas do que a atenção dada aos ativos digitais, como o bitcoin. Segundo ele:

“O uso de ‘moedas’ é enganoso. Criptomoedas, como bitcoin, ether e tether, não servem às funções centrais do dinheiro”

E acrescentou:

“Nenhuma criptomoeda é uma verdadeira unidade de conta ou um instrumento de pagamento, e vimos este ano que eles são uma reserva pobre de valor. Os compradores de criptomoedas estão comprando nada mais do que um algoritmo de software.”

Enquanto esclarecia os pontos fortes dos pagamentos de varejo de uma perspectiva mais ampla, Carstens destacou estatísticas relacionadas ao valor dos pagamentos com cartão durante um período de 16 anos. E argumentou:

“Globalmente, o valor dos pagamentos com cartão atingiu 25% do PIB em 2016, em comparação com 13% em 2000, de acordo com o Comitê de Pagamentos e Infraestrutura de Mercado. As aplicações já difundidas de telefonia móvel estão aumentando os pagamentos em dinheiro.”

O gerente geral também destacou os afincos feitos pelos bancos centrais para atualizar a infra-estrutura de pagamento existente como superior às inovações no campo nascente do blockchain.

“Embora este trabalho não seja tão atraente quanto cripto-isso e cripto-aquilo, desenvolver novos hardwares, softwares e processos para proteger seu dinheiro, fortalecer a estabilidade financeira e proteger a economia é de imensa importância.”

Em uma recente entrevista ao jornal suíço alemão Basler Zeitung, Carstens pediu aos jovens que tem interesse em cripto que “parem de tentar criar dinheiro!”. Ele os aconselhou a concentrar suas energias nos avanços tecnológicos que poderiam tornar o mundo um lugar melhor, em vez de concentrando-se em uma moeda que não “cumpre nenhum dos objetivos do dinheiro.”

Não é a primeira vez que Agustin Carstens fala mal de criptomoedas. Em fevereiro durante um discurso na Casa da Finança da Universidade Goethe, ele chamou o bitcoin de “bolha, esquema Ponzi e desastre ambiental”.

 

Não perca mais nenhuma análise e notícia sobre o mundo cripto. Entre no nosso grupo do Telegram e fique por dentro dos principais acontecimentos do mercado.
FlowBTC

Comprar e vender Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash e Litecoin é na FlowBTC! A plataforma mais segura e rápida do Brasil, com 3 anos de história, nunca saiu do ar e nem foi hackeada. É a única corretora brasileira que faz parte da Enterprise Ethereum Alliance e possui grandes investidores do mercado financeiro tradicional. Invista com especialistas, abra já sua conta.

Quer ficar por dentro de mais conteúdo? Siga o BrBitcoin nas redes sociais:

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta