Novo relatório do MIT explora vantagens de ICOs para startups

Em um post recente em seu site de pesquisa sobre Blockchain e Criptomoedas, o renomado MIT publicou um paper explorando as vantagens do uso de ICO e tokens para captação de recursos para startups quando esse token é a única forma de acessar uma plataforma digital [para algum bem ou serviço].

Para quem não conhece, o MIT (Massachussets Institute of Technology) é uma das universidades americanas mais conceituadas do mundo e muita gente peso pesado do setor de tecnologia se formou em seus cursos de Engenharia, Computação e outros.

Bitcoins and dollars, money and currency exchange rate concept

Uma das conclusões interessantes dos autores é que o retorno do empreendimento independe do número de tokens ou do crescimento na oferta de tokens mas pode ser maximizado se esse crescimento for configurado para zero no início do projeto.

Outra afirmação dos autores, Christian Catalini and Joshua S. Gans, é a possibilidade dos retornos serem superiores aos métodos tradicionais de captação com ações. No entanto, esse cenário pode mudar se não houver um comprometimento com a política monetária do token ou seja, se a política de emissão variar.

Essa é apenas mais uma pesquisa apontando para o futuro das criptomoedas e ICOs invadindo o mundo do mercado financeiro e mercado de capitais tradicionais. Empresas inovadoras no Brasil, como a Finchain (http://www.finchain.com.br) estão trabalhando em projetos que visam ajudar empresas e negócios resolverem problemas reais com o uso de criptomoedas e Blockchain.

O relatório completo pode ser visto no link abaixo. Infelizmente disponibilizado apenas em inglês.

https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3137213

 

 

 

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta