rato bitcoin wall street

Rato do Bitcoin em frente ao Federal Reserve Bank de Nova York

Há um enorme rato inflável do bitcoin em Wall Street e ele está em frente a uma agência do Federal Reserve Bank of New York’s.

A peça foi posta na terça-feira e é uma homenagem aos ratos infláveis gigantes de manifestantes sindicais que foram forma de apontar o dedo para empresas que maltratavam funcionários. Porém dessa vez o rato foi atualizado para os novos tempos, ele é coberto por códigos coloridos e equações matemáticas em um tributo ao bitcoin e foi instalado como forma de protesto, para trazer questionamento sobre o sistema da economia e do gerenciamento de dinheiro.

Espera-se que o artefato fique exposto apenas por alguns dias, de acordo com Nelson Saiers, ex-gerente de fundos de hedge, que quer usar a peça para chamar atenção para o banco, que talvez seja o mais poderoso do mundo porque controla o dólar americano.

Embora esse controle tenha o objetivo de manter a economia dos EUA funcionando sem problemas, os críticos argumentam que os bancos centrais desvalorizam dinheiro e que a mecânica interna não é tão transparente quanto deveria ser (uma opinião que tem muita influência nos círculos de bitcoin).

Saiers especificamente escolheu soltar sua criação na Maiden Lane, em homenagem à entidade que salvou as gigantes companhias AIG e Bear Stearns durante a crise financeira de 2008.

Os ratos tem uma longo histórico em protestos, mas isso supostamente carrega mais simbolismo para os entusiastas de cripto. Já que Warren Buffet chamou bitcoin de “veneno de rato ao quadrado”

Saiers disse ao CoinDesk:

“Warren Buffett chamou o bitcoin de veneno de rato ao quadrado, mas se o Federal Reserve Bank é um rato, então talvez veneno de rato seja uma coisa boa.”

Esse tipo de arte de protesto não é exatamente novo para os Saiers.

Na verdade, o ex-matemático ganhou o apelido de “O Warhol de Wall Street”, com pinturas que retratam o lado mais sombrio das finanças, incluindo as quedas do mercado e outras complexidades que podem impactar aqueles que o entendem menos.

Esta é sua primeira peça relacionada ao bitcoin e embora à primeira vista possa parecer, não é realmente uma obra de arte anti-Wall Street. O rato é arte, afinal de contas, então depende muito da interpretação do espectador. Mas Saiers acha que o rato recebe a filosofia do bitcoin de maneira fácil de entender. E disse que a escultura deve refletir o espírito de Satoshi e o que ele está tentando fazer.

Saiers vê sua arte como uma maneira dos espectadores aprenderem sobre o bitcoin e também sobre o Federal Reserve. Segundo ele cada um deles tem seus pontos fortes e fracos. Ele só quer que as pessoas simplesmente apreciem a tolice e talvez aprendam uma coisa ou outra. E frisou:

“É arte, então eu espero que eles sejam entretidos. É informativo, espero que as pessoas aprendam e eu espero que pelo menos ajude as pessoas a entender melhor o bitcoin e sejam fiéis ao que Satoshi gostaria.”

Simbolismo do rato

Saiers acredita que parte da diversão é que a arte é ambígua. Em sua mente, não está claro se o bitcoin ou o Federal Reserve é o rato. Ele ainda vê uma outra conexão interessante, como Satoshi, o famoso artista de rua Banksy é pseudônimo, e ele fala sobre os ratos com muito carinho.

“Eles existem sem permissão. Eles são odiados, caçados e perseguidos. Eles vivem em desespero silencioso entre a imundície. E ainda assim eles são capazes de trazer civilizações inteiras de joelhos. Se você é sujo, insignificante e não amado, os ratos são o papel supremo modelo ” escreveu Banksy em seu livro “Wall and Peace.”

Saiers acha que o bitcoin é semelhante. E acrescentou:

“As pessoas têm ridicularizado o bitcoin, mas agora é uma entidade de US $ 100 bilhões. Tem sido desprezado, mas será que ele vai desempenhar um papel no enfraquecimento da importância dos bancos centrais e das moedas fiduciárias? Eu não estou dizendo que vai. Mas é por isso que eu escolhi um rato.”

 

Leia Também: E-book INÉDITO de Ethereum (ETH) da corretora FlowBTC

FlowBTC

Comprar e vender Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash e Litecoin é na FlowBTC! A plataforma mais segura e rápida do Brasil, com 3 anos de história, nunca saiu do ar e nem foi hackeada. É a única corretora brasileira que faz parte da Enterprise Ethereum Alliance e possui grandes investidores do mercado financeiro tradicional. Invista com especialistas, abra já sua conta em https://www.flowbtc.com.br/

Quer ficar por dentro de mais conteúdo? Siga o BrBitcoin nas redes sociais:
Comentários do Facebook

Deixe uma resposta