tailândia blockchain

Tailândia: Partido realiza eleições primárias no blockchain

O Partido Democrata da Tailândia, principal partido de oposição do país, tornou-se o primeiro grande partido político do mundo a realizar eleições primárias inteiramente em blockchain.

O partido realizou com sucesso suas primárias, que aconteceram entre o dia 1º de novembro e o dia 9 de novembro e envolveram mais de 120.000 eleitores, usando um sistema de votação eletrônica ao vivo com o blockchain Zcoin.

A crescente influência de IPFS e Zcoin na país

Alguns dias atrás, um rap tailandês chamado “Rap Against Dictatorship”, foi a primeira música de resistência armazenada usando blockchain com ameaças de censura do governo contra o vídeo do YouTube. Usando o IPFS, um sistema de armazenamento de arquivos descentralizado, um usuário desconhecido salvou uma cópia do “Rap Against Dictatorship” em uma transação no blockchain do Zcoin que é construída no protocolo Zerocoin.

Na mesma linha, o partido democrata tailandês usou o IPFS para revolucionar o processo de manutenção da integridade dos registros eleitorais. Os eleitores puderam participar do processo usando um aplicativo de votação para dispositivos móveis que exigia o envio de documento com foto ou votação manual nas estações de votação físicas operando em um sistema Raspberry Pi.

O IPFS foi então usado para armazenar pacotes de dados criptografados contendo documentos de identificação e registros de votação, e então os hashes foram armazenados no blockchain do Zcoin. O que garantiu sua imutabilidade e auditabilidade tanto para a Comissão Eleitoral da Tailândia quanto para o Partido Democrata.

Falando sobre as eleições do Partido Democrata, o fundador e principal desenvolvedor de Zcoin, Poramin Insom, disse:

“Eu estou muito orgulhoso do Zcoin ter desempenhado um papel na criação do primeiro voto eletrônico em larga escala da Tailândia, uma realidade que viu maior participação e transparência dos eleitores. […] Acredito que alcançamos um grande marco na história política do nosso país e esperamos que outros partidos políticos ou até mesmo o governo, não apenas na Tailândia, mas na região, possam usar a tecnologia blockchain para possibilitar a votação eletrônica em grande escala.”

Antes, um pequeno grupo de cerca de 250 deputados e presidentes de ramo do partido selecionavam o líder do partido que seria o candidato presidencial, agora a tecnologia blockchain permitiu que mais de 120.000 membros do partido em todo o país tomassem a decisão pela primeira vez.

Detalhes operacionais da chave

Em uma disputa acirrada, o ex-primeiro-ministro da Tailândia, Abhisit Vejjajiva, derrotou Warong Dechgitvigrom, seu adversário mais próximo, somando 67.505 votos contra os 57.689 de Warong. Antes da eleição, Vejjajiva havia falado sobre a importância de abrir o processo democrático da Tailândia, e o sucesso do desdobramento do blockchain provavelmente terá um impacto significativo na estrutura eleitoral mais ampla da Tailândia e de outros países com circunstâncias semelhantes em todo o mundo.

Informações do Partido Democrata revelam que as chaves de criptografia usadas no processo de votação foram divididas usando um método criptográfico chamado Esquema de Compartilhamento Secreto de Shamir, que garante que o consenso seja necessário para descriptografar o conjunto completo de dados de votação. Os documentos de identificação do eleitor só poderiam ser decifrados por um funcionário credenciado pela comissão eleitoral da Tailândia ou por um representante do Partido Democrata para verificar a elegibilidade do eleitor.

Os dados de votação só poderiam ser decifrados com um acordo de consenso total de todas as cinco partes interessadas.

A atividade do período de votação de 1 a 9 de novembro pode ser observada no explorador de blockchain de Zcoin.

 

Corretora FlowBTC lista Ripple (XRP) e distribui até 100 reais por pessoa. Clique aqui e saiba como ganhar.
FlowBTC

Comprar e vender Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash e Litecoin é na FlowBTC! A plataforma mais segura e rápida do Brasil, com 3 anos de história, nunca saiu do ar e nem foi hackeada. É a única corretora brasileira que faz parte da Enterprise Ethereum Alliance e possui grandes investidores do mercado financeiro tradicional. Invista com especialistas, abra já sua conta.

Quer ficar por dentro de mais conteúdo? Siga o BrBitcoin nas redes sociais:

 

 

Comentários do Facebook

Deixe uma resposta